Divide​ - "Fornicate Within Fire" ( 2017)

Mundo Metal [ Indica ]


Após o lançamento do full “Messiah Of Mutilation” (2013) e do EP “Lazarus Pit” (2016), a banda de Death Metal “Divide”, oriunda da cidade de Kiel na Alemanha, lança o seu segundo EP intitulado “Fornicate Within Fire” de forma totalmente independente, a exemplo dos dois primeiros registros.

Após problemas com as formações anteriores, o vocalista e guitarrista Daniel Stelling e o baterista Moritz Paulsen decidiram que a partir da turnê de divulgação do EP “Lazarus Pit”, o grupo não mais recrutaria músicos fixos para o baixo e para segunda guitarra, sendo assim, para os shows, gravações e turnês seriam chamados músicos adicionais de acordo com a agenda e a temática de cada novo registro. No caso da gravação do novo EP, o guitarrista Thorben Schulz gravou as guitarras adicionais e as linhas de contra baixo ficaram por conta de Daniel Stelling. 

Musicalmente, o Divide apresenta o mesmo Death Metal brutal que já houvera sido apresentado nos dois registros anteriores, com algumas importantes evoluções: Daniel está com os seus vocais guturais cada vez melhores, mais intensos e com pronucia facilmente compreensível de todas as palavras. 

A faixa “Incendiary”, uma canção rápida e brutalmente pesada,  abre a audição. Nela se pode notar a nítida influência em bandas do Death Metal old school como Morbid Angel, Carcass e Death em  seus primeiros registros. A segunda é a faixa título “ Fornicate Within Fire”, que ao contrário da anterior, é um pouco mais cadenciada, mas não menos pesada. Já na sequência, vem a música utilizada como single pela banda e que é a minha preferida : "Anthropicide”, nela os músicos mostram suas influências em nomes mais recentes do Death Metal como os poloneses do “Behemoth” e do “Vader”.


Antes de comentar sobre a quarta e último composição do registro, vale mencionar outra evolução importante: a performance cada vez mais técnica e sobrehumana do baterista Moritz Paulsen, ele realmente parece uma máquina de tocar bateria, algo impressionante e, na minha singela opinião, Paulsen não fica devendo nada para os mais conceituados bateristas do estilo. 

Voltando a audição, temos “Of Debris On The Grave”, a música que pode sintetizar a sonoridade da banda. Nesta composição nos é apresentado um Death Metal visceral , altamente técnico e com variações rítmicas bem pecualiares. 

Em 2017, mais precisamente em abril,  a banda esteve em turnê pelo Sul e Sudeste do Brasil justamente com a banda brazuca de Thrash Metal Woslom. A excursão dos alemães divulgava o EP “Lazarus Pit” e em 2018, exatamente um ano depois, entre 29/03 e 13/4 , o Divide estará de volta a mesma região para a divulgação desta vez de “Fornicate Within Fire”. Na turnê do ano passado, tive a oportunidade e o prazer de assistí-los em três locais diferentes e posso garantir, trata-se de uma banda impressionante tanto pelo lado musical quanto pelo pessoal. 

Indico a audição aos amantes do Metal extremo, brutal e tecnicamente bem elaborado. 

Nota: 8,5

Faixas:

1. Incediary
2. Fornicate Within Fire
3. Anthropicide
4. Of Debris On The Grave 

Formação:

Daniel Stelling  (guitarra, vocal e baixo)
Mortiz Paulsen (bateria)

Músico convidado:

Thorben Schulz (guitarra)


Redigido por Cristiano Ruiz

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...