Suicidal Tendencies - "Join The Army" (1987)

Mundo Metal [Discos Trintões]



Quatro anos após o lançamento do álbum de estreia da banda, o Suicidal Tendencies retorna com um trabalho igualmente fantástico. Lançado em 09 de junho de 1987, através do selo Caroline Records, “Join The Army” marca a saída do guitarrista Grant Estes, que é substituído por Rocky George, músico extremamente emblemático na carreira da banda e que executa solos ainda mais trabalhados e técnicos, além da troca do baterista Amery Smith para R.J. Herrera, que também proporciona uma nova pegada para o grupo. A banda, que até então executava um som voltado para o Hardcore Punk, inseriu elementos de Thrash Metal, resultando na sonoridade Crossover Thrash que emergia naquele período.

Os riffs de Rocky George abrem a ótima faixa de abertura “Suicidal Maniac”. De cara, já é perceptível que o trabalho instrumental está mais complexo e maduro. Bateria muito bem encaixada e executada, palhetadas destruidoras e um vocal simples, porém carismático e eficiente fazem desse som um verdadeiro clássico da banda e do Crossover como um todo. A segunda faixa é a cadenciada “Join The Army”. A canção incorpora arranjos mais “funkeados”, remetendo aos primórdios do Red Hot Chili Peppers, além de bandas como Mordred e Scatterbrain. Aqui nós temos um “groove” muito envolvente na maior parte da composição, contudo temos também um trecho rápido e agressivo no meio da canção. Outro grande destaque do álbum.

“You Got, I Want” também possui um groove matador e conta com variações rítmicas fantásticas. Na sequência, temos “A Little Each Day”, que também é um dos grandes momentos do álbum. A “cozinha” encabeçada pelo baixista Louiche Mayorga e pelo baterista R.J. Herrera é fenomenal e precisa, enquanto a guitarra de Rocky George é um espetáculo a parte. A quinta faixa é “The Prisoner”, uma faixa mais rápida, apresentando uma melodia envolvente, acompanhada por riffs poderosos e um ótimo solo de guitarra. Em seguida, somos pegos de surpresa por nada mais nada menos que “War Inside My Head”! Essa faixa dispensa apresentações. Um dos maiores clássicos do Suicidal Tendencies, com seus riffs e passagens marcantes, além de seu refrão grudento e poderoso. Um hino obrigatório nos shows da banda!


O disco dá continuidade com “I Feel Your Pain”, que é outro grande destaque do álbum. O trabalho de guitarra é impecável e repleto de feeling, o vocal é brilhantemente raivoso e seu refrão é intenso e viciante. Outra das melhores do álbum! “Human Guinea Pig” é outro faixa marcante no álbum, com grandes riffs, bateria furiosa e um belo solo de guitarra. Vale lembrar que essa música não está presente na versão em LP e em fita cassete, apenas na versão em CD, como faixa bônus. Eis que é a vez de outro grande clássico da carreira da banda dar as caras! “Possessed To Skate” é uma faixa divertidíssima! Sua letra marcante e o seu trabalho instrumental irrepreensível fazem dessa canção uma das muitas da história da música pesada mundial que já nasceu um clássico.

A décima faixa desse registro é “No Name, No Words”. Mais uma vez a banda executa tudo com precisão e eficiência. Bons riffs e um trabalho portentoso da “cozinha”. Abrindo de forma progressiva e logo ganhando um ritmo veloz, “Born to Be Cyco” é uma grande faixa para “banguear” e “moshar” sem parar. Uma das muitas composições da banda que consegue transmitir o que o Suicidal Tendencies realmente é! “Two Wrongs Don’t Make A Right (But They Make Me Feel A Whole Lot Better)” é a penúltima faixa e mantém o ritmo insano e agitado das faixas anteriores, apresentando mudanças interessantes de andamento. O final do disco fica reservado para a faixa “Looking In Your Eyes”, que tem um “riff” bastante animado, ótimas linhas de bateria, um solo de guitarra com bastante feeling, marcação de baixo precisa e os vocais de Mike Muir que casam perfeitamente com o instrumental.

Quem acompanha a banda sabe que o Suicidal Tendencies já se aventurou por diversos terrenos musicais, mas um fato é que a banda tem uma contribuição muito significativa tanto para a cena Hardcore Punk como para o Metal, tendo lançado grandes álbuns ao longo dos anos. Possuindo uma legião de fãs e admiradores realmente invejável, é mais uma daquelas bandas que torcemos para que continue na ativa, sempre nos presenteando com novos trabalhos. Em tempo, “Join the Army” é um item obrigatório a todos os apreciadores de Hardcore Punk e Crossover Thrash!

SUICIDAL FOR LIFE!!!

♫ War inside my head-can you sense it
War inside my head-can you see it
War inside my head-can you feel it
War inside my head
Can you hear the-pain
Can you see the-pain
Can you sense the-pain
Can you feel the-pain
Can you help the-pain
Can you fix the-pain
Can you hear the war inside my head ♫

Formação:

Mike Muir (vocal);
Rocky George (guitarra);
Louiche Mayorga (baixo);
R.J. Herrera (bateria).

Faixas:

1. Suicidal Maniac
2. Join The Army
3. You Got, I Want
4. A Little Each Day
5. The Prisoner
6. Was Inside My Head
7. I Feel Your Pain (Bonus Track)
8. Human Guinea Pig (Bonus Track)
9. Possessed To Skate
10. No Name, No Words
11. Born To Be Cyco
12. Two Wrongs Don’t Make A Right (But They Make Me Feel A Whole Lot Better)
13. Looking In Your Eyes

Redigido por David "Fanfarrão" Torres

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...