Firespawn - "The Reprobate" (2017)

Century Media

Mundo Metal [ Lançamento ]



Formado em 2012 sob o nome original de Fireborn, o Firespawn é um “supergrupo” de Death Metal sueco e “The Reprobate” é o segundo disco da carreira da banda, sucessor do debut “Shadow Realms” (2015).

Atualmente o termo “supergrupo” foi um tanto quanto banalizado, entretanto essa é a única descrição possível para o Firespawn. O baixista é Alex Friberg (Necrophobic), os guitarristas são Victor Brandt (Entombed AD) e Fredrik Folkare (Unleashed, ex-Necrophobic). No comando das baquetas fica Matte Modin (Sarcasm, ex-Dark Funeral, ex-Defleshed, ex-Infernal) e o frontman é ninguém menos que o lendário vocalista L-G Petrov (Entombed, ex-Nihilist, ex-Morbid). É ou não uma formação estelar para os padrões do Death Metal?

Devido ao cacife dos integrantes, é mais do que normal que se criasse uma enorme expectativa referente aos trabalhos que poderiam ser desenvolvidos e, para aumentar ainda mais tal sentimento, o primeiro disco não foi totalmente convincente. Dois anos mais tarde, “The Reprobate” mostra que a banda voltou melhor e mais encorpada, porém nem tudo são flores.


Como era de se esperar, na sonoridade do Firespawnn é notório o uso de muitos ingredientes utilizados por Entombed A.D. e Entombed. assim como fica evidente as influencias de outras bandas como Amon Amarth e Behemoth, ou seja, esse é um álbum que conta com esporádicas variações melódicas nas musicas, bem como alguns toques de Death Metal progressivo. 
Nada muito diferente do que o Firespawn já havia apresentado anteriormente, mas dessa vez, a grande sacada foi tentar ao máximo não sacrificar a brutalidade em detrimento a demonstrações de técnica e virtuose exacerbada. Conseguem isso em partes.

Outro aspecto que melhorou muito a avaliação foi a quantidade de faixas realmente relevantes, o disco está repleto daquelas canções que dão vontade de ouvir mais vezes. Sem duvidas, “The Reprobate” proporciona uma audição muito mais empolgante que o seu antecessor, mas se a banda melhorou em alguns aspectos, em outros ainda continua a repetir alguns erros, um deles é que mesmo tentando ser mais brutal, ainda falta um pouco de agressividade, parece que os suecos se esqueceram que o Death Metal é um estilo extremamente pesado, rápido e agressivo.

Isso sem contar o principal e mais grave erro, em “The Reprobate” fica evidente não a falta de criatividade, mas o uso moderado dela, não que seus músicos não sejam criativos ou não tenham capacidade para o ser, é que a meu ver, toda a criatividade do estrelado line-up se concentrou em suas bandas principais, fazendo com que algumas composições apresentem um festival de riffs repetitivos que fazem o álbum parecer maior do que realmente é. Em suma, o disco alterna bons momentos com algumas faixas sem sal e que dão a impressão de serem iguais as anteriores.


Os pontos altos do álbum são as excelentes “Serpent Of The Ocean”, “Full Of Hate”, “The Reprobate” e “General's Creed”, esta ultima, é facilmente a melhor do álbum devido, principalmente, a velocidade alucinante e ao melhor solo de todo registro. Por essas quatro faixas, pode-se dizer que o Firespawn evoluiu em relação ao primeiro disco e deve continuar esse processo evolutivo.

Talvez não seja esse o álbum que se espera de uma banda com tamanha qualidade individual e, definitivamente, esse não será o melhor disco de Death Metal do ano, mas como premio de consolação, posso afirmar que “The Reprobate” é um disco muito bom e sua audição tem alguns momentos que realmente empolgam, ainda que não seja nada excepcional. É um bom trabalho de uma banda que, até agora, não comprovou as expectativas geradas e se mostrou comum mesmo com uma formação tão excepcional. 

Nota: 7.5

*Nota do site The Metal Club: 7.39

Formação:

Alex Friberg - Baixo
Matte Modin - Bateria
Victor Brandt - Guitarra
Fredrik Folkare - Guitarra 
L-G Petrov - Vocal

Faixas:

01. Serpent of the Ocean
02. Blood Eagle
03. Full of Hate
04. Damnatio Ad Bestias
05. Death by Impalement
06. General's Creed
07. The Whitechapel Murderer
08. A Patient Wolf
09. The Reprobate
10. Nightwalkers

Redigido por Vitor Hugo Quatroque

*A nota do site é sujeita a modificações de acordo com as avaliações dos seus usuários. 
Acesse, avalie e veja se sua nota bate com a nossa: The Metal Club


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...