Mastodon - “Emperor Of Sand” (2017)

Reprise Records

Mundo Metal [ Lançamento ]



O Mastodon é uma banda que já goza de um bom prestigio no cenário mundial, com dezessete anos de carreira, contam com sete álbuns de estúdio, além de vários Eps. Com isso, já cravaram seu nome na história da música pesada através de muita competência, se tornando uma das maiores sensações do Rock/Metal até então.

Seu som, apesar de ter uma base no Sludge e Progressive Metal, nunca foi preso a rótulos e a cada álbum eles conseguem se reinventar e adicionar novos elementos, porém com muita personalidade.
Outro fato marcante da banda é o revezamento entre seus três vocalistas, cada um com sua característica e personalidade em cada música.

Depois de uma pausa de três anos desde o lançamento de “Once More Round The Sun”, que foi um disco que dividiu opiniões, a banda volta com o sólido “Emperor Of Sand”, um álbum que até agora foi muito bem recebido pelos fãs e crítica.

Este álbum é conceitual e narra a história de um homem diagnosticado com uma doença terminal e que vaga pelo deserto correndo contra o tempo. Segundo o baixista Troy Sanders, o conceito do álbum foi inspirado em seu próprio drama familiar, pois sua esposa foi diagnosticada com câncer de mama em 2015.


Com um conceito assim tão forte, o resultado não poderia ter sido melhor. O disco é carregado de sentimento onde cada integrante se doou ao máximo e isso é transmitido ao ouvinte ao passar de cada música. Outro fato muito inspirador para a banda foi em relação as gravações, que foram todas feitas no estado natal da banda, a Georgia, e contou com a produção de Brendan O’Brien, um cara muito conceituado e que já trabalhou com nomes de peso, como AC/DC, Pearl Jam, entre outros.

Todas as expectativas criadas antes do lançamento foram cumpridas assim que a banda liberou o primeiro “single”, que também é a música que abre o disco, a ótima “Sultan’s Course”, que já apresenta ao ouvinte uma banda bem mais pesada que em seu disco anterior, porém sem abrir mão da melodia.

Uma observação que quero deixar registrada é o fato de como o Mastodon conseguiu aqui criar músicas complexas, mas que ao mesmo tempo são marcantes. As composições soam muito naturais e com identidade, ora bem pesadas como nos primórdios, ora melódica como nos mais recentes discos, mas com a marca da banda, onde todos os instrumentos são maravilhosamente executados e os vocais bem encaixados.

Apesar de o álbum inteiro ser muito bom, existem algumas faixas que se destacam e são elas, a já citada “Sultan’s Course”, a segunda faixa “Show Yourself”, que pode ser considerada a mais acessível do disco, a excelente “Steambreather” que considero a melhor composição, trazendo uma mudança de andamento e um groove sensacional, “Word To The Wise” que nos remete imediatamente a fase “Leviathan/Blood Moutain” e a energética “Andromeda”.


Por ser conceitual, acredito que a melhor experiência seria de ouvi-lo inteiro e se possível acompanhando as letras, realmente embarcar junto desse homem em sua viajem contra o tempo e o acompanhar na luta pela vida.

Depois da audição de “Emperor Of Sand”, a impressão que fica é de que o Mastodon finalmente se reencontrou, soando como uma mescla de tudo que já fizeram durante a carreira e nos apresentando um álbum conceitual onde tudo parece acontecer na medida certa, ótimas composições, letras, groove, técnica e sentimento. Se você torce o nariz para a banda, tente dar mais uma chance e se você é fã com certeza vai colocá-lo em destaque na discografia.


Nota: 9,0

*Nota do site The Metal Club: 8.70

Formação:

Troy Sanders (baixo e vocal)
Brent Hinds (guitarra e vocal)
Bill Kelliher (guitarra)
Brann Dailor (bateria e vocal)

Faixas:

01. Sultan's Curse
02. Show Yourself
03. Precious Stones
04. Steambreather
05. Roots Remain
06. Word to the Wise
07. Ancient Kingdom
08. Clandestiny
09. Andromeda
10. Scorpion Breath
11. Jaguar God


Redigido por Leonardo Aguiar

*A nota do site The Metal Club é sujeita a modificações de acordo com as avaliações dos seus usuários. Acesse, avalie e veja se sua nota bate com a nossa!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...