Indicação: Maestrick - "Unpuzzle!" (2011)


Alguns álbuns nos pegam de surpresa e através de sua musicalidade única, abrangente, repleta de nuances e elementos regionais e de diversos estilos, nos fazem viajar em uma verdadeira aventura musical. É uma tarefa quase impossível descrever todas as vertentes exploradas pela Maestrick em "Unpuzzle!", sendo assim o disco será chamado por este que vos escreve, apenas de Progressivo. 

É claro que esta simples denominação não faz jus ao trabalho do grupo, se pensarmos no Rock e Metal progressivo, fatalmente nos lembraremos de nomes como Rush, Pink Floyd, Dream Theater, Fates Warning ou outras que um dia teceram alguma canção que desafiava as estruturas mais ortodoxas da música comum, bandas como Queen ou até mesmo o Angra em álbuns como "A Night At The Opera" e "Holy Land" respectivamente. 

O grande barato é que a Maestrick passa por toda essa miscelânea de sonoridades, nos remete a todos estes nomes e ao mesmo tempo, ousa ainda mais, não soando parecida com nenhum deles. Talvez este seja o disco mais rico musicalmente que eu já tenha escutado e mesmo com todas as mudanças rítmicas, viradas, quebras, harmônias diferentes e variações, ele não se torna uma masturbação sonora onde os músicos ficam exibindo a sua alta técnica em solos e passagens instrumentais sem fim. 

O álbum é agradável aos ouvidos treinados e surpreendente aos não treinados, a cada audição percebemos detalhes que haviam passado despercebidos e caso o amigo leitor possua a mente aberta, não esteja amarrado a algum estilo em específico, mas seja um apreciador da boa música, "Unpuzzle!" deverá agradar e proporcionar momentos agradáveis e altamente satisfatórios.


Para apresentar a Maestrick ao público headbanger de uma maneira mais simples, imagine uma mistura dos melhores momentos do Dream Theater, sem as partes instrumentais massantes e com um vocal mais suave e sem os agudos e abusos  de James La Brie, acrescente a isso elementos clássicos, de Jazz e muita inspiração. É mais ou menos isso que o espera.

Para quem nunca ouviu nada a respeito da banda, a Maestrick foi formada em 2004 na cidade de São José do Rio Preto, interior de São Paulo, antes de "Unpuzzle!" o grupo lançou um ótimo EP chamado "H.U.C." (2010) e depois, mais um EP, desta vez apenas com versões cover de grandes ídolos da música, o excelente "The Trick Side Of Some Songs" (2016), este último, disponível para download gratuito e que além de ser um presente aos fãs, também é uma prévia do novo trabalho que está por vir.

Voltando ao disco de estréia do grupo, mesmo após diversas audições, é impossível destacar alguma canção separadamente, "Unpuzzle!" deve ser ouvido como um todo e absorvido aos poucos, é aquele tipo de trabalho que você precisa se desligar do mundo a sua volta, empunhar o encarte e deixar-se ser tomado pela avalanche sonora proporcionada por este power trio (acreditem se quiser!). 

Certamente, quem conseguir entender e assimilar a proposta da banda, saberá reconhecer que estamos diante de um dos melhores registros já lançados por uma banda brasileira. É música complexa, bem tocada e acima de tudo, agradável aos ouvidos. Recomendo!




Integrantes:

Fabio Caldeira (vocal e piano)
Renato “Montanha” Somera (baixo e vocal)
Heitor Matos (bateria e percussão)

Faixas:

 1. H.U.C. 
 2. Aquarela
 3. Pescador 
 4. Sir Kus 
 5. Puzzler 
 6. Disturbia 
 7. Treasures Of The World 
 8. Radio Active 
 9. Smilesnif 
10. Yellown Of The Ebrium 
11. Lake Of Emotions

por Fabio Reis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...